segunda-feira, 9 de março de 2015

O Assassinato do Deputado Souza Filho em 1929!

Uma das artérias mais propulsoras na cidade de Petrolina é, sem duvida, a Av. Dr. Souza Filho.  Mas, quem foi Souza Filho?
 

Acreditamos que boa parte da população petrolinense desconheça o epigrafado acima, notadamente a população economicamente ativa.
 

 Não temos a pretensão de mostrar a biografia do ilustre petrolinense, mas enfocar algumas curiosidades sobre nosso conterrâneo.

Era filho de D. Neném/ Manoel Francisco de Souza Júnior, primeiro prefeito de Petrolina. O Dr. Souza  Filho foi o primeiro filho  de Petrolina a se tornar parlamentar em dois estado da federação brasileira.  Estudou no colégio Carneiro Leão na capital baiana e quando cursava o 5º ano de Direito, iniciou-se na política, elegendo-se deputado estadual  pela Bahia. Montou uma banca de advocacia e gozava de alto prestígio como criminalista. 

Não terminou  o  mandato na Assembleia da Bahia, pois em atendimento aos seus amigos e conterrâneos, elegeu-se deputado estadual por Pernambuco.  Foi o primeiro petrolinense a colar grau em Direito, como também, a conquistar cadeira na assembleia pernambucana. 





Foi procurador Geral da Justiça de Pernambuco com brilhante atuação. Chegou à Câmara Federal  sendo eleito  pela primeira vez em 1921, com votação acima de 7.000 votos, sendo também o primeiro petrolinense a ser deputado federal (sempre reeleito).

Teve destacada atuação  na política nacional. Prestou grandes serviços ao seu partido político em pleitos inesquecíveis na cidade de Recife.
 

No parlamento federal  no Rio de Janeiro, notabilizou-se pela brilhante e destemida oratória com independência política. Foi um dos defensores da candidatura do Dr. Arthur Bernardes à presidência da República. 



Convocou os militares e civis a se manifestarem, dentro dos parâmetros assegurados pela constituição brasileira. (Obteve do governo central isenção dos tributos alfandegários para enorme bagagem trazida da Europa por D. Malan, constituída de quadros da via sacra, sinos, cálices, paramentos, vitrais, estátuas -  tudo para a igreja em construção).

Foi um deputado respeitado, pela sua erudição. Foi a voz de Petrolina na Câmara a defender e acusar ideias à época. Era chamado de Leão do Norte pelos seus pares da época. Bem afeiçoado, vestia-se com elegância. Apesar do seu estilo aristocrático, não abria mão da intimidade com o povo - razão dos seus mandatos.  





Era o pai de Dona Maria de Lourdes  Padilha  de Souza, sua única filha que estudava  em Paris no colégio e internato SION  e que foi casada com Dr. Cícero Luz, um dos primeiros médicos de Petrolina. Dona Maria de Lourdes era mãe da Profª Marta Luz e de outros filhos, inclusive, do  conhecido Engº Agrº Marcos Luz.

O deputado federal Dr. Souza Filho aos 43 anos foi  assassinado na Câmara Federal no Rio de Janeiro,  pelo ex-ministro Simões Lopes,  deputado pelo Rio Grande do Sul.  Assim se calou uma das vozes mais  empolgantes,  uma das  mocidades mais combativas que o parlamento nacional já teve.




À época, o jornal “O Malho” do Rio de Janeiro fez ampla reportagem, sobre o assassinado do Dr. Souza Filho, o petrolinense combativo.
 

Eis uma das manchetes do periódico –“ A nação está de Luto” – O parlamento brasileiro acaba de ser teatro de uma tragédia sem precedente na sua história.”

O corpo do nosso conterrâneo, primeiro petrolinense a colar grau em Direito na Bahia, o 1º petrolinense a  ser eleito deputado em dois estados da federação brasileira, Bahia e Pernambuco, foi levado do Rio de Janeiro até a cidade mineira de Pirapora, descendo o Rio São Francisco para  sua terra natal, Petrolina, onde foi  sepultado na presença de grande multidão.
                                                                                                        

 Texto de Malan Calazans

Texto de Malan Calazans obtido no Blog do Geraldo José ==> http://geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=48973h





Nenhum comentário:

Postar um comentário