quinta-feira, 20 de agosto de 2015

E no Rio de Janeiro de 1910, apresentamos a Leiteria Mineira.

Numa publicação da Revista FON FON de 1910, portanto há, exatos 105 anos atrás, selecionamos duas imagens bastante interessantes e ainda inéditas para mim.

E no Rio de Janeiro de 1910, apresentamos duas imagens da Leiteria Mineira, situada na Galeria Cruzeiro.

Um pequeno relato retirado próprio site da Leiteria Mineira.

Nossa história começou por volta de 1907. A Leiteria Mineira foi fundada por mineiros da Fazenda Socego(escreve-se assim mesmo, com c), no interior de Minas. Eles a inauguraram para dar saída `a produção de laticínios da fazenda. 

Ela foi inaugurada na Galeria Cruzeiro, dentro do Hotel Avenida, na av. Rio Branco, Centro do Rio.

Na década de 50, com a demolição do Hotel Avenida para a construção do Edifício Avenida Central, que existe até os dias de hoje, a Leiteria Mineira mudou-se para a Rua São José, 82, bem próximo, seu segundo endereço. Nesse local ela era maior, tendo, além do varejo de laticínios, um salão com 30 mesas aproximadamente.


No final dos anos 70, com a venda do sobrado da Rua São José, a Leiteria Mineira passou para o seu terceiro e atual endereço, na Rua da Ajuda, 35, nas cercanias também.

Nessas mudanças de endereço ao longo de mais de 100 anos, a Leiteria Mineira passou da administração de mineiros para ser controlada por comerciantes portugueses, sendo que familiares destes são os atuais administradores da mesma.

Esse é o Rio de Janeiro Antigo. O que temos aí é a nossa Cidade Maravilhosa de Sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário